Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Afeganistão

O Afeganistão (oficialmente, República Islâmica do Afeganistão), é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Possui vínculos religiosos, etno-lingüísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos. Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irão a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste. O nome do país significa "terra dos afegãos".


O país é um cadinho cultural entre o Ocidente e o Oriente e tem sido um antigo ponto focal para o comércio e a migração. Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia. Ao longo de sua história, o país assistiu a diversos invasores e conquistadores, embora em outras ocasiões reinos locais tenham invadido as regiões vizinhas. O Império Durrani, fundado por Ahmad Shah Durrani em 1747, tinha por capital a cidade de Kandahar; posteriormente, a capital foi transferida para Cabul e a maior parte do seu território foi cedida a países vizinhos. No final do século XIX, o Afeganistão tornou-se um Estado-tampão envolvido no "Grande Jogo" entre o Império Britânico e o Império Russo. Em 19 de Agosto de 1919, após a terceira Guerra Anglo-Afegã, o país recuperou a sua independência plena do Reino Unido.

Desde o final dos anos 1970, o Afeganistão vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente ação chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs. No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF, em inglês), composta por tropas da OTAN que apóiam os esforços do governo do presidente Hamid Karzai para estabelecer o império da lei e para reconstruir a infra-estrutura do país. Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país.

República Islâmica do Afeganistão

Capital - Cabul

Cidade mais populosa  - Cabul

Língua oficial - Persa, Pachto Dari

Governo - República Islâmica

- Presidente - Hamid Karzai

- Vice-presidente - Ahmad Zia Massoud

- Vice-presidente - Karim Khalili

- Chefe de Justiça - Abdul Salam Azimi

Independência do Reino Unido

- Declarada - 8 de agosto de 1919

- Reconhecida - 19 de agosto de 1919

Área

- Total 652 090 km² (41.º)

- Água (%) n/d

Fronteira

Irã (O)

Turquemenistão (NO)

Uzbequistão (N)

Tajiquistão (N)

China (NE)

Paquistão (SE)

População

- Estimativa de 2009 - 28.150.000 hab. (37.º)

- Censo 1979 - 13.051.358

- Densidade - 43,5 hab./km² (150.º)

PIB (base PPC) Estimativa de 2008

- Total US$ 21 340 milhões USD (113.º)

- Per capita US$ 758 USD (173.º)

Indicadores sociais

- Gini (2008)

- IDH (2007) - 0,352[2] (181.º) – baixo

- Esper. de vida - 43,8 anos (188.º)

- Mort. infantil - 157,0/mil nasc. (194.º)

Moeda - Afegani

Fuso horário - (UTC+4:30)

Clima - Desértico

Org. internacionais - ONU

Cód. ISO - AFG

Cód. Internet - .af

Cód. telef. - +93

Website governamental www.president.gov.af
Related Posts with Thumbnails