Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Bangladesh

O Bangladesh (etimologicamente, A Nação Bengali; também conhecido pela forma portuguesa Bangladeche ou Bangladexe) é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. O país está listado entre as economias "Próximos Onze". A capital é Daca.


História

Existem evidências de ocupação da grande região de Bengala em mosteiros budistas de antes de 700 a.C.. Bengala adotou o islão no século XIII e prosperou como parte do Império Mongol durante o século XVI. Os navegadores europeus descobriram a região no final do século XV, mas só no final do século XVIII a Companhia Britânica das Índias Orientais dominou a região.

Com a independência da Índia, parte do Bengala ficou parte do Paquistão, com o nome de Bengala Oriental ou Bengala do Leste (também chamada de Paquistão do Leste ou Paquistão Oriental), e parte ficou com a Índia, vindo a formar a unidade administrativa (estado) de Bengala Ocidental (ou Bengala do Oeste). Depois de uma guerra de libertação contra as forças do Paquistão do Oeste, em 1971, o Bangladesh finalmente se torna independente.

Política

O Bangladesh tem um regime parlamentar, unicameral. A Assembleia Nacional é o órgão legislativo e os mandatos dos 345 deputados são renovados em cada 5 anos.

O presidente do Bangladesh é eleito pela Assembleia Nacional para mandatos de 5 anos com poderes limitados, exceto durante as negociações para um novo governo.

O primeiro-ministro é nomeado pelo presidente de entre os membros da maioria parlamentar.

Geografia

O Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Sua costa é uma imensa selva pantanosa de 710km de comprimento, limitando ao norte do Golfo de Bengala. Formada por uma grande planície formada pelo delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna e seus afluentes, as terras de aluvião do Bangladesh são muito férteis, uma vez que são vulneráveis à inundações e à seca.

As únicas montanhas fora da planície são os trechos de colinas de Chittagong, onde situa-se o ponto culminante do país (Keokradong, com 1230 m de altura), no sudeste, e a divisão de Sylhet, no nordeste. Próximo ao trópico de Câncer, Bangladesh tem um clima subtropical de monções, caracterizado pela temporada de intensas chuvas anuais, temperaturas moderadamente calorosas e uma grande umidade.

Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais, tornados e marés em rios são normais no Bangladesh todos os anos. O país é afetado por grandes ciclones a uma média de 16 por década. Em maio de 1991, um ciclone arrasou a costa sudeste, matando 136.000 pessoas

Economia

Na economia do Bangladesh, o desenvolvimento da agricultura é dificultada pela elevada fragmentação da propriedade fundiária e pelas chuvas irregulares. A produção alimentar, sobretudo de cereais, é destinada ao consumo interno; A principal cultivação industrial é a do arroz (nas áreas de Mymensingh, Rangpur, Comilla e Daca. A criação de bois é abundante, mas destinado prevalentemente ao trabalho no campo. Uma parte realmente grande da população (a sétima maior do mundo) sofre de subnutrição crónica.

Cultura

A cultura do Bangladesh conta com diversas formas artísticas e culturais.

A história da cultura do Bangladesh data de há mais de 2500 anos. A terra, os rios e as vidas do povo bangla formam uma rica herança com marcantes diferenças em relação a países e regiões vizinhos.

Cultura composta, assimilou influências do Hinduísmo, Jainismo, Budismo e Islão. Manifesta-se de forma variada, na música, dança, teatro e literatura; na arte e artesanato; no folclore e lendas; nas línguas, filosofia e religião, festivais e celebrações, e na tradição culinária.
Related Posts with Thumbnails