Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ilha de Bali



Bali é uma das 13.667 ilhas da Indonésia, bem como uma província daquele país. Integrante das Pequenas Ilhas de Sonda, encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Denpasar.


A ilha abriga a quase totalidade da pequena população hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. É conhecida pelas suas manifestações culturais, como a dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música.
Faz parte de um arquipélago com quinhentas e quarenta e sete ilhas distribuidas em nove grandes grupos.

Etimologia

A palavra Bali, com a qual a ilha foi batizada no século IX, deriva da palavra Wali. Wali ou Wari era o termo com o qual os nativos, que muito veneravam seus deuses, chamavam o ato de adoração. Wali é uma palavra do sânscrito que significa "sacrifício oferecido ao deus", "adoração", "culto" ou "oferenda".[1]

História

Bali foi povoada antes da Idade do Bronze, por volta de 300 a.C.. Inscrições em pedra datadas do século IX são os registros humanos mais antigos já encontrados na ilha.

O centro da cultura de Bali eram o cultivo de arroz e os rituais. Um dia, comerciantes indianos que haviam se perdido no Oceano Índico chegaram à ilha. Depois de algum tempo, eles realizaram a introdução do hinduísmo em Bali, Java, e outras ilhas da região.

Entre 1019 e 1042, na Ilha de Java, os javaneses estavam lutando para recuperar o reino perdido do Rei Airlanga. Durante a luta, a mãe do rei fugiu para Bali, levando para lá o idioma de Java, chamado kavi. O kavi era usado em Bali pela realeza. A prova do uso desse idioma são as rochas talhadas encontradas em Gunung Kavi, próximo a Tampaksiring. Elas relacionam a cultura de Bali e Java do século IX. Após o século XIII, várias dinastias javanesas governaram Bali.

O primeiro europeu, um italiano chamado Marco Polo, chegou a Bali em 1292. Depois, passaram-se muitos anos até chegarem outros europeus.

Em 1478, o islamismo chegou a Java. Uma vez que os javaneses resistiam a mudar suas crenças, houve um êxodo deles para Bali.

Depois de algum tempo, os portugueses chegaram à ilha. Depois, os holandeses. Na primeira expedição holandesa, que ocorreu em 1597 e foi comandada por Cornelius Houtman, parte da tripulação se recusou a voltar para a Holanda e passou a viver em Bali. No início do século XVIII, Bali já tinha estatuto de colônia holandesa, que substituíra os portugueses no comércio, principalmente o de especiarias. Em benefício dos holandeses, os balineses foram obrigados a trabalhar nas plantações.

No ano de 1904, os holandeses já controlavam a porção norte do território de Bali, mas desejavam dominar toda a ilha. Com esse objetivo, eles promoveram, no mesmo ano, um massacre. Eles tentaram, em vários momentos, render os nativos com o uso de armas de fogo. Porém, os balineses resistiram e enfrentaram os colonizadores com adagas. O final dessa luta desigual foram aproximadamente 4 mil pessoas assassinadas.
Em 12 de outubro de 2002, um conjunto de atentados terroristas (ver atentados de Bali de 2002) provocou a morte de mais de 180 pessoas, em sua maioria turistas. O caso foi que um carro-bomba explodiu em frente à boate Sari Club, na área turística de Kuta Beach, na cidade de Kuta. Outra bomba próxima ao consulado dos Estados Unidos da América explodiu simultaneamente.[2] Outros ataques ocorreram em 1 de outubro de 2005.


Geografia

A superfície da ilha é repleta de montanhas, em sua maioria vulcões e alguns deles ativos. O ponto mais alto de Bali é o Monte Gunung Agung, um vulcão cuja última erupção ocorreu no ano de 1963. A quantidade de vulcões traz um solo rico em nutrientes e sais minerais. A junção disso e de um ótimo sistema de irrigação transforma Bali em um dos melhores lugares para cultivo de arroz. As porções leste e central são mais férteis do que a porção oeste, onde se localiza o Parque Bali Barat, o maior parque nacional da ilha.

Área

A ilha de Bali possui aproximadamente 5.620 km².

População

Bali possui aproximadamente 2,9 milhões de habitantes, segundo o censo 1995. Com 5.620 km² de área, tem-se uma densidade demográfica de 508 habitantes por km².

Chegar

Uma das maneiras mais fáceis de chegar em Bali é através de avião, pelo aeroporto internacional de Denpasar.

Por favor, leia atentamente as mudanças que ouveram na política de vistos da Indonésia. Isso afeta todos os recém-chegados à Indonésia após 1 de agosto de 2005.

Os países que não precisam de visto para entrar em Bali. Brunei Darussalam, Chile , Hong Kong , Macau, Malásia , Marrocos , Peru , Filipinas , Cingapura , Tailândia , Vietnã

A partir de 1 de agosto de 2005 os países que necessitam e são elegíveis para o visto à chegada, foi prorrogado de 21 países para 35 países (em negrito) - custo para estes vistos são E.U. 10 dólares para uma estada de até 7 dias, E.U. $ 25 para uma permanência de até 30 dias.

Emirados Árabes Unidos , Argentina , Austrália , Áustria , Bélgica , Brasil , Canadá , China, Dinamarca, Egito , Finlândia , França , Alemanha, Hungria , Índia , Irlanda, Itália , Japão , Kuwait , Luxemburgo , Maldivas , Nova Zelândia, Noruega , Polônia , Portugal , Catar , Rússia , Arábia Saudita , África do Sul , Coréia do Sul , Espanha , Suíça , Taiwan , Reino Unido , Estados Unidos ,

É importante também observar o seguinte: o visto na chegada é improrrogável e não poderá ser convertido em um visto diferente. O sistema de aquisição do visto leva cerca de 3-5 minutos por candidato. Há 6 caixas para pagamento, um banco e uma Casa de Câmbio, criada para processar pagamentos

Depois de ter pago e estar com o recibo, será necessário requisitar o seu visto na imigração, onde serão tratados os cidadãos dos países de entrada livre, que já possuem o visto e os que necessitam retirar o visto na hora, ou seja antes de entrar na Indonésia. Seu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses a contar da data de entrada em Indonésia, e você deve ter prova de passagem (ou retorno ou através de bilhetes).

Se você não pode cumprir esses dois requisitos, pode não ser autorizados a entrar no país.

É aconselhado a mudar o seu dinheiro para Dolar Americano (US$) antes de chegar em Bali para pagar o seu visto na chegada.

Compre

Em Bali é possível encontrar desde produtos das mais famosas marcas mundiais até artesanato e obras de arte vindas das mais diversas regiões da Indonésia distribuídas em dois principais pontos de vendas:

Seminyak Road e Legian Road - Principais ruas de vendas de todo o tipo de artesanato, trabalhos em madeira (estátuas, vasos, etc), roupas finas e artigos de decoração. Preços mais caros que nas outras opções mas com uma variedade maior e produtos com melhor acabamento.

Rama & Shinta - loja de fábrica especializada em incensos, essências, velas coloridas e perfumadas, defumadores e outros artigos de cheiro. Ótima qualidade. Jl. Raya Basang Kasa N. 7D no final da Seminyak Road. Telefone: (0361) 744-6516

Kumbasari Shopping - Um grande mercado no centro de Denpasar que incendiou-se há um ano. Ainda possui algumas lojas de artesanato onde é possível encontrar principalmente produtos para sala e cozinha.

Hawaii Art Shop - loja especializada em artesanato de Bali, Java e Lombok inclusive para exportação para todo o planeta. Ótimos preços com boa qualidade em artigos de madeira, tecido e fibras (bambu e rattan). Kumbasari Shopping Center, 2 andar, Bloco B 13. Telefone: (0361) 435-135. E-mail: [1]

Celuk - Tem várias lojas que vendem Prata e ouro, as lojas da rua principal são mais caras porém nas ruas laterias podem encontrar lojas de pequenos artesões que podem lhe oferecer uma prata de qualidade ou até mesmo fazer o que você quer na hora.

Lembre-se: Infelizmente como a maioria dos países aisáticos pechinchar é sempre necessário.

Coma

Babi Gurlin - comida típica balinense baseada em carne de porco (babi em Bahasa) e arroz. Facilmente encontrada pelas ruas de Denpasar e Nusa Dua

Nazi Goreng Ayam ou Sea food - Nazi, que significa arroz é uma comida fácil de encontrar, muitas pousadas oferencem estes pratos que são acompanhados com frango e vegetais, para o Nazi Goreng Ayam, ou frutos do mar e vegetais para o Nazi Goreng Sea food. Você pode optar pelo Mie Goreng, que é o mesmo tipo de rpato, porém Mie significa Macarrão.

Econômico

Muitas pousadas oferecem restaurante, em Padang-Padang, as pousadas oferecem diversos tipos de comida, desde pizza até uma comida local, você pode comer muito bem por apenas Rp 15.000, (+/- US$1,5).

Médio

Pantarei - restaurante com comidas típicas gregas e mediterrâneas de alta qualidade com um bom preço. O atendimento é impecável (inglês/grego/bahasa) e muitas vezes feito pelo próprio proprietário. Pratos variando entre Rp 80.000 e Rp 120.000. Para jantar é indicado chegar cedo ou reservar lugar pelo telefone. Jl. Raya Seminyak 17A - Seminyak.

Sharkey's Seafood - especialista em peixes e frutos do mar com preços variando entre Rp 65.000 e Rp 150.000. Ao chegar o cliente pode escolher o prato ainda vivo dentre as diversas opções de pescados, lagostas, camarões, carangueijos e tubarões feitos de diversas formas, sendo os grelhados a especialidade da casa. Local atraente e bem romântico com mesas na praia e vista para o mar. Kelan Beach, Jimbaran Bay. Telefones: (0361) 709-904, 704-143, 709-419. O local não é de fácil acesso, por isso, telefone para o restaurante (inglês/espanhol/bahasa) que é providenciado transporte do hotel-restaurante-hotel gratuitamente.

Durma

Nakula Familiar Inn Nakula Familiar Inn, Jl Nakula 4, ☎ +62 361 226446, [2]. Enorme, quartos modernos, todos com varanda e opção de ventilador ou a/c, e uma família acolhedora-style. Extremely good value. Perto do centro de Denpasar. De Rp 70,000. (8°39'4.61S,115°12'50.24E)
Related Posts with Thumbnails