Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Quirguistão

Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia, oficialmente República Quirguiz é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sudeste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país.


Inicialmente habitado por tribos iranianas como os sogdianos por muitos séculos e depois por imigrantes turcos vindos da Anatólia, as terras do Quirguistão faziam fronteira com o Império Persa.

O Quirguistão foi anexado ao Império Russo em 1864-66 quando foram conquistados os canatos da Ásia Central. O país conquistou sua independência com o colapso da União Soviética em 1991.

Geografia

O território do quirguistão está encravado na Ásia central, sem saída para o mar cercado por quatro países: Uzbequistão a oeste,Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e China a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso. O país é atravessado pelas cordilheiras de Pamir e Alai, a sudoeste, e pela de Tian Shan, a nordeste, onde encontra-se o ponto mais alto no Pico Jengish Chokusu (Pico Pobeda) e seus 7.439 metros, na fronteira com a China. A rede hidrográfica é formada pelos rios Kara-Suu e Narin, formadores do Rio Sir Dária que correm para sudoeste no Vale de Fergana e pelo lago endorreico Issyk-Kul, localizado a nordeste.

O clima é continental, caracterizado por verões quentes e invernos frios. Estepes e pradarias recobrem as terras baixas e a vegetação alpina domina as montanhas.

Demografia

O crescimento demográfico do Quirguistão é positivo (1,4%) e a densidade populacional é relativamente baixa. Os centros urbanos mais povoados se localizam nos vales fluviais. Os quirguizes (52,4%) são a maioria, enquanto os russos compõem o segundo maior grupo (18%). Também há uzbeques (13%), ucranianos e alemães.

Em 2010, a população do país de 5 milhões de pessoas era apontada como sendo formada por 65% de quirguizes, 14% de usbeques, 13% de russos e o restante composto por minorias.

Religião

A religião predominante do Quirguistão é Islão Sunita (91%). A população russa professa, na maioria, o Ortodoxo Russo. As principais Igrejas Cristãs são a Russa Ortodoxa e Ucraniana Ortodoxa.

No entanto, outras fontes apontam que cerca 70% da população do país seja muçulmana.

Cultura

A Cultura do Quirguistão tem uma grande mistura de etnias e culturas, com os Quirguizes sendo a maioria grupo. Em 1992, a população do Quirguistão foi estimada como sendo 52% étnica quirguiz, 22% russos, uzbeques 14,5%, 1,9% Tatar 0,5% ucraniano, e uma pequena comunidade de alemães.

De alguma política potencial significante são os Uigures. Esse grupo numera apenas cerca de 36 000 pessoas no Quirguistão, mas cerca de 185 000 viveram no vizinho Cazaquistão. Os Uigures também são a maioria da população na Região Autônoma de Xinjiang Uigures da China, cuja população é cerca de 24 milhões de pessoas, localizadas ao nordeste do Quirguistão.

Considera-se geralmente que há 40 clãs no Quirguistão. Isto é simbolizado pelos 40-sóis amarelos no centro do pavilhão do Quirguistão. As linhas no interior do sol se dizem a representar um ger.
Related Posts with Thumbnails