O Vietnã, oficialmente República Socialista do Vietnã, é um país asiático, localizado na Indochina, e limitado a norte pela China, a leste e a sul pelo Mar da China Meridional, e a oeste pelo Golfo da Tailândia, pelo Camboja e pelo Laos. A capital do país é Hanói.
A história do Vietnã está documentada há mais de 2500 anos. Durante mil anos, esta região foi dominada por sucessivas dinastias do império chinês, mas obteve a independência em 938 e estabeleceu a dinastia Ngô. O período dinástico terminou no século XIX, quando o país foi colonizado pela França em 1858. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a derrota da França na primeira fase da Guerra, o Vietnã foi ocupado pelo Japão e estabeleceram no trono o Imperador Bao Dai. Quando a guerra terminou, a França tentou restabelecer o controle, mas não conseguiu. Os franceses foram derrotados na Batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta armada, comandada por Giap em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos EUA, mas na Conferência de Genebra o Vietnã foi dividido em dois países separados, conhecidos como Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Durante a Guerra Fria, o norte comunista tinha o apoio da China e da União Soviética, enquanto o sul anti-comunista era apoiado pelos EUA, o que deu lugar à Guerra do Vietnã, em que os americanos foram obrigados a abandonar em Março de 1973; a cidade de Saigão que foi tomada pelo Vietcong - frente de libertação do sul em Abril de 1975.
Em Julho de 1976, a República do Vietnã do Sul e a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) uniram-se na República Socialista do Vietnã.
Geografia
O Vietnã é um país longo e estreito que ocupa a costa oriental da península da Indochina, sobre o Golfo de Tonkin e o Mar da China e tem uma área de cerca de 331.688 quilômetros quadrados. O clima de monções é quente e chuvoso. Predominam as florestas tropicais e a rede hidrográfica é muito rica. A parte norte é mais elevada, sob influência das cadeias montanhosas formadoras do Himalaia do sul da China, onde se localiza o Fan Si Pan e seus 3.144 m de altitude, o ponto mais alto do país e de toda Indochina (agrupamento geopolítico regional deste país com o Laos e o Camboja). Em toda sua fronteira oeste com o Laos e com o nordeste do Camboja, estende-se a Cordilheira Anamita, com altitudes chegando em torno dos 2.000 m., servindo de divisor de águas entre o vale do Rio Mekong, em território laosiano, e a bacia hidrográfica costeira do Mar da China Meridional. Há dois deltas importantes, o do Rio Song Cai (Red River ou Rio Vermelho), que corta a capital do país, Hanoi, ao norte; e do Rio Mekong, ao sul, mais volumoso e que corta a maior cidade do país, Ho Chi Minh (Saigon), também o rio mais importante da Indochina. A agricultura ocupa a maioria da população, sendo o arroz o principal produto.
O norte do país é rico em antracito, linhito, carvão, minério de ferro, manganês, bauxita e titânio.
Demografia
O Vietnã possui uma grande diversidade étnica. Apesar de mais de 80% da população ser etnicamente composta de vietnamitas, existem inúmeras etnias vivendo nas montanhas do oeste, na fronteira com Laos e Camboja, além de uma minoria de chineses.
O maior problema demográfico do Vietnã é a explosão populacional que o país enfrenta nos últimos 30 anos. Em 1975, no final da guerra do Vietnã, o país possuía 45 milhões de habitantes; em 2000, já possuía 80 milhões de habitantes com aproximadamente 250 hab/km², fator esse que se agrava devido a boa parte do país ser montanhosa.
A população (principalmente os vietnamitas étnicos) concentram-se nas superpovoadas planícies do litoral, onde a concentração demográfica chega perto de 1000hab/km². Essa rapida expansão populacional deveu-se às melhorias na saúde e na alimentação (40 milhões de toneladas de arroz e abudande quantidade de pescado).
Nos últimos anos, no entanto, a melhoria no nível educacional da população e campanhas de controle de natalidade vêm contribuindo para a redução da taxa de crescimento demográfico, que no entanto é muito elevada em relação a outros países da região.
Aproximadamente 75% da população é rural e o governo desenvolve uma política de controle sobre a transferência de pessoas para as cidades. Três cidades se destacam: Ho Chi Min (antiga Saigon) com aproximadamente 7 milhões de pessoas, Hanói com 4 milhões (capital do país)e o porto de Haiphog, no norte, com 2 milhoes de pessoas.
Os chineses se concentram nos centros urbanos e vêm diminuindo sua participação tanto econômica como demograficamente, devido à política de deportação em massa para a China.