Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Cultura da Turquia

A cultura turca tem suas raízes nas tradições islâmicas e do Império Otomano.


Literatura

As histórias de Nasrudin aparecem em vários ditados de tradição turca. Dentre os escritores contemporâneos, Orhan Pamuk é um dos mais destacados, escrevendo ricos romances ambientados em sua cidade natal de Istambul.

Arquitetura

Fabulosas obras de arquitetura se encontram preservadas na Turquia. Desde os caravansarais dos seljúcidas à Catedral de Santa Sofia, a Mesquita Azul e antigas casas de madeira em Istambul e Safranbolu.


Mesquita Azul, arquitetura otomana em Istambul

Religião

Nominalmente, 99% da população da Turquia são considerados muçulmanos, em sua maioria pertencentes ao ramo sunita do Islã. Há também uma minoria significativa de xiitas duodecimanos.

O restante da população (1%) pertence a outras religiões, principalmente cristãos (ortodoxos gregos, apostólicos armênios, ortodoxos siríacos, católicos romanos e protestantes), judeus e bahá'ís

Diferentemente de outras sociedades muçulmanas, a Turquia possui uma forte tradição secularista. Embora o Estado não promova nenhuma religião, observa de modo constante o relacionamento entre as diversas fés. A constituição proíbe a discriminação com base na religião e prescreve a liberdade religiosa. Por outro lado, veda o envolvimento das comunidades religiosas no processo político-partidário.

O Patriarca Ortodoxo é o chefe da Igreja Ortodoxa Grega na Turquia e atua também como chefe espiritual de todas as igrejas ortodoxas no mundo.
Related Posts with Thumbnails