Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Sudeste asiático


O Sudeste asiático é uma das cinco regiões da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.

São os seguintes os países agrupados nesta região:

Brunei
Camboja
Filipinas
Indonésia (algumas das ilhas são normalmente consideradas parte da Oceania).
Laos
Malásia
Mianmar
Cingapura
Tailândia
Timor-Leste
Vietnã

Estes países estão organizados na ASEAN.

Geografia

Território

O subcontinente indiano corresponde à área da península do Decã e às áreas insulares existentes ao longo da sua costa, em que o oceano Índico forma, respectivamente, a leste e a oeste, o mar Arábico e o golfo de Bengala, que é também chamado de baía de Bengala. Nessa subunidade regional da Ásia, identificamos a existência, no seu domínio continental, de cinco países - Paquistão, Índia, Nepal, Butão e Bangladesh - e, no insular, de dois países - o Sri Lanka e as Maldivas.

A extensão dessa subunidade regional asiática é da ordem de 4 milhões de quilômetros quadrados, destacando-se, como país de maior extensão, a Índia, com cerca de 3 milhões de quilômetros quadrados, e, como país de menor extensão, a micronação das Maldivas, cuja extensão territorial é da ordem de 300 quilômetros quadrados.

O Sudeste Asiático abrange duas penínsulas, a da Indochina (onde encontramos cinco países: Mianma - antiga Birmânia -, Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã) e a Malaia (onde encontramos dois países: Malásia e Cingapura) e um grande arquipélago (onde encontramos quatro países: Filipinas, Indonésia, Brunei e Timor Leste).

Relevo e hidrografia

O relevo do subcontinente indiano é marcado pela existência de três grandes unidades: a cordilheira do Himalaia, dobramento moderno da área terciária; o planalto cristalino do Decã, e as planícies dos rios Indo e Ganges.

A cordilheira do Himalaia esntende-se por quase 3000 quilômetros, ao norte da península do Decã, e apresenta 70 picos com mais de 7300 metros de altidude, dentre os quais se encontra o Everest (8848 metros), o pico mais elevado da Terra, situado na fronteira do Nepal com a China.

O planalto do Decã, que ocupa a maior parte da porção meridional da Índia, é composto por rochas cuja formação data do período pré-cambriano, portanto, muito antigas e, conseqüentemente, bastante aplainadas pela erosão.

As planícies do Indo e do Ganges situam-se entro o Himalaia e o Decã e são compostas por sedimentos de origem fluvial e pluvial. Os dois rios que dão nome a essas planícies formam amplos deltas na sua foz e são muito importantes no processo de ocupação humana e econômica na região.

O relevo do Sudeste Asiático nos domínios peninsulares é marcado pelo predomínio de baixos planaltos e planícies. Essas terras baixas são drenadas por cursos de água de grande importância regional, como, por exemplo, o Mekong, que banha terras de Mianma, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, sendo que no Vietnã ele forma um amplo delta, antes de desembocar no mar da China Meridional.

O domínio do arquipélago é marcado pela presença de conjuntos montanhosos de origem terciária, com intensa atividade vulcânica e sísmica. Isso resulta do fato de as ilhas que compõemo território estarem localizadas em uma faixa de terra do planeta - denominada de Círculo do Fogo do Pacífico - situada sobre zonas de contato entre placas tectônicas existentes na crosta. Assim, nessa região, constata-se a ocorrência de vulcões, inclusive ativos, como o Krakatoa, na Indonésia, que entrou em erupção pela última vez em 1886, de terremotos e de maremotos, como o que ocorreu em 2004, provocando a formação de ondas gigantescas (tsunamis), que ocasionaram grandes desastres em vários países da região. As causas e implicações decorrentes desse desastre, que gerou a morte de mais de 150 mil pessoas no Sudeste Asiático e no subcontinente indiano, têm sido alvo de ampla divulgação na mídia e de solidariedade internacional. Em que pese essa solidariedade, o nível de destruição provocado em alguns países da região indica que a reconstrução de suas economias ainda levará anos para se concretizar.

Clima e vegetação

No subcontinente indiano, o clima dominante é o tropical semi-úmido, marcado pela ocorrência de médias térmicas relativamente elevadas o ano todo e de regimes pluviométricos regulados pela ação dos ventos das monções. Além desse clima, constata-se ainda a existência, nessa região, de outros domínios climáticos, como o frio de montanha, no domínio do Himalaia, e o árido, no domínio desértico do Thar, a leste do rio Indo, no Paquistão.

Dentre as paisagens vegetais existentes nessa região, pode-se citar a ocorrência original, na Índia, de florestas tropicais, nas áreas mais úmidas (como no pé do Himalaia), e de savanas, nas áreas semi-úmidas (como no planalto do Decã).

Segundo alguns analistas, muito dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo no mundo, como resultado da intesnsificação do efeito estufa, já é perceptível em várias regiões dessa subunidade regional do coninente asiático, especialmente no domínio do Himalaisa e no domínio do delta do Ganges.

Nos domínios peninsulares do Sudeste Asiático também predomina o clima tropical úmido sujeito ao regime do monções o, o que contribui para que nas áeras mais úmidas surjam florestas tropicais. No domínio do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, África, por uma exuberante floresta equatorial.
Related Posts with Thumbnails