Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Culinária da China

A culinária da China, assim como qualquer outra gastronomia oriental, é ampla e apimentada. Bastante temperada, é famosa mundialmente.


Índice

A culinária de Shangai
1.1 Suas características

2 Alguns pratos famosos

3 Os cinco elementos e os cinco sabores na culinária da China

A culinária de Shanghai

Shanghai foi o grande centro comercial, durante muitos séculos, e atraiu pessoas de várias partes do mundo e do próprio país. É uma região muito privilegiada devido à grande quantidade de lagos, rios, além de ser banhado pelo Mar da China. Esses fatores e o clima ameno propiciaram ótimas condições para o plantio, a pesca e a criação de animais. A cozinha local é caracterizada pelos seus sabores adocicados, massas e suas técnicas exclusivas como "cozinhar vermelho". Essa técnica consiste em cozinhar carnes em molho de soja deixando-as com um forte tom avermelhado.

Os pratos de peixe e crustáceos de distintos sabores são habituais na cozinha do Leste, que caracteriza-se pelo seu sabor doce. Utilizam sobre tudo peixe e marisco, sobressalientando a sopa condimentada com alho poró. Os pratos mais conhecidos são as ovas de carangueijos com barbatanas de tubarão, ovas de sepia, holoturias (gênero de pepinos-do-mar) ao alho poró, e no relativo a carnes, o frango com molho de Dezhou. Destacam, também, o pato com oito tesouros e as tiras de enguia. São muito saborosos as sanduiches, que existe uma grande variedade, por volta de 300 tipos, como a bola ovo de pomba.

Grande parte das plantações de arroz da China localiza-se nesta região e abastece uma boa parte do país. Existem outros produtos característicos do leste como o molho de soja produzido em Fukien, o vinho de arroz produzido em Shaoshing e o vinagre de Chekiang.

A cidade de Shanghai, cujo nome significa "Sobre o Mar", situa-se a 31,14 graus de latitude norte e 121,29 graus de longitude leste, na parte central do litoral leste da China. Historicamente lembrada por seus antigos nomes—Hu e Shen --, Shanghai é o portão de entrada para a grande bacia do Rio Chang (mais conhecido, fora do País, como Rio Yangtzê). Com uma população urbana e rural de 13 milhões e uma área de 6 341 km², Shanghai possui o porto mais importante da China e se destaca também por sua riqueza histórica e cultural.

Shanghai é um paraíso também para os apreciadores da boa comida, com mais de mil restaurantes servindo 16 dos mais famosos estilos da culinária chinesa, como os de Beijing, Sichuan, Guangdong, Yangzhou e Fujian, da cozinha internacional.

Suas características

Já foi uma das culinárias mais famosas. Ela é muito aberta: baseada na culinária local, ela combinou e absorveu vantagens de diversas culinárias, incluindo culinárias vegetais e européias. A culinária de Shanghai é leve e delicada, preserva o sabor original dos ingredientes.

Alguns pratos famosos

Caranguejo cozido no vapor - o segredo do prato é o caranguejo, que é uma especialidade do Rio Yang Tzé;

Song Shu Gui Yu - peixe na forma de esquilo. O peixe é frito, servido no molho da cor de ouro. A pele do peixe é crocante, e a carne é fina. Tem sabor doce e azedo. A forma do peixe parece um esquilo, daí vem o nome do prato;

Qing Tang Yu Wan - Sopa de bolinhos de peixe. A sopa é clara, os bolinhos são brancos, delicados e lisos. A sopa é feita com bacon, cogumelos, brotos de bambu e ervilhas;

Chun Juan - rolinho da primavera. É uma comida comum na China, e do sul é mais famosa. A comida é frita, feita com legumes da primavera enrolados numa capa de farinha de trigo. Tradicionalmente serve-se a comida na primavera, hoje em todas as estações e servido com molho agridoce

Yang Zhou Chao Fan - arroz frito à maneira de Yang Zhou. É arroz frito junto com bacon, ovo, camarão e legumes da estação.

Bolinho de arroz recheado - há 2.200 anos, quando invasores chegaram à China e o pai do poeta Qu Yuan suicidou-se, Qu Yuan se jogou no rio. Para que o dragão não o ferisse, o povo fez bolinhos de arroz e jogou no rio. Por isso, todo mês de maio, os chineses fazem esta comida em memória de Qu.

Tofu recheado - Zhu Yuanzhang, o fundador da dinastia Ming (uma das mais estáveis e autocráticas dinastias chinesas), passava fome quando jovem. Bateu à porta de uma senhora para pedir comida. A senhora serviu-lhe sobras de tofu, recheou com carne e acrescentou verduras cozidas. O prato saboroso ficou na memória do jovem. Ao tornar-se imperador, ordenou que a iguaria constasse do cardápio real.

Camarão-trovão - é um camarão com molho de tomate pouco apimentado. Quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz o som de trovão e chuva. É o único prato que "canta". Na 2ª Guerra Mundial, a primeira-dama da China, Shong Meilin, fez um banquete para os aliados. Serviu este prato, e o general americano gostou muito. Ao perguntar o nome, Shong Meilin respondeu: "Bomba de Tóquio".

Camarão à moda de Shanghai - é um camarão cinza (de 8 a 10 cm) sem casca, temperado com sal, pimenta-do-reino e maisena. Depois de frito e escorrido, é refogado rapidamente em fogo alto, com saquê chinês e cebolinha verde.

Os cinco elementos e os cinco sabores na culinária da China

Além do conceito do yin e yang, existe o conceito dos cinco elementos. Os chineses acreditam que estejamos cercados por cinco campos de energia: fogo, madeira, terra, metal e água. Na culinária esses elementos são representados pelos cinco sabores:

Amargo - Fogo

Azedo - Madeira

Picante - Metal

Doce - Terra

Salgado - Água

A medicina chinesa diz que para tratar corretamente um paciente você deve saber o estado dos cinco elementos no corpo daquela pessoa. A deficiência ou o excesso de um dos elementos pode levar a doenças. Se um indivíduo desenvolver de repente um desejo por comidas azedas isso pode indicar problemas no fígado, obviamente esse diagnóstico é muito mais complexo e profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails