Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Bases Britânicas Soberanas

Nos termos do tratado de 1960, entre os nacionalistas cipriotas, a Grécia e o Reino Unido, que instituiu a República de Chipre, como uma entidade independente, a antiga potência colonial reteve naquela ilha a soberania e jurisdição de duas Bases Britânicas Soberanas, com cerca de 254 km²: Akrotiri e Dekélia.

Base de Dekélia (ou Dhekelia)

A maior destas é a Dhekelia Sovereign Base Area, também designada Base Soberana Oriental, com 130,8 km² e localizada na costa sueste da ilha, perto da cidade de Famagusta. Esta área inclui três pequenos enclaves cipriotas e encontra-se em contacto com a zona tampão da ONU, que divide as partes turca e grega da ilha.

Base de Akrotiri

Akrotiri encontra-se na costa sudoeste de Chipre, perto da cidade de Limassol, tem cerca de 123 km² e inclui um lago salgado e terras húmidas adjacentes.

O território é ocupado por cerca de 2000 militares e mais 5500 cidadãos britânicos, familiares dos militares e do pessoal civil das bases. Os cidadãos cipriotas que trabalham nas bases não vivem ali.

O administrador das Bases Britânicas Soberanas, nomeado pela rainha é Jamie Gordon, que responde pelo Ministério da Defesa Britânico.
Related Posts with Thumbnails