Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Território Britânico do Oceano Índico

O Território Britânico do Oceano Índico inclui cerca de 2300 ilhas tropicais do arquipélago de Chagos no Oceano Índico, aproximadamente metade do caminho da África à Indonésia, centradas em 6° S, 71°30' E. Diego Garcia, a maior ilha, na região meridional do arquipélago, ocupa uma posição estratégica no centro do Oceano Índico e é um local utilizado para fins militares pelos EUA e Reino Unido. A área terrestre do território é de 60 km².

História

O Território Britânico do Oceano Índico foi estabelecido em 8 de novembro de 1965, consistindo dos arquipélagos de Chagos, Aldabra, Farquhar e ilhas Des Roches.

Em 23 de Junho de 1976, Aldabra, Farquhar e Des Roches foram entregues às Seicheles em razão deste país ter se tornado independente. Consequentemente, o Território ficou a consistir somente de um grupo de seis ilhas, incluindo o Arquipélago de Chagos.


A maior ilha e mais ao sul, Diego Garcia, abriga bases navais do Reino Unido e EUA. Todas as ilhas restantes são desabitadas. Entre 1967 e 1973, os agricultores que anteriormente residiam na ilha foram mandados para a ilha Maurício e para as Seicheles. Em 2000, a suprema corte britânica anulou a ordem de imigração local que excluía os residentes do arquipélago, mas apoiou o estado militar especial de Diego Garcia.

O Território é de posse do Reino Unido e administrado por um comissário que reside fora da ilha e por um Gabinete nacional em Londres. A defesa é da responsabilidade do Reino Unido; os Estados Unidos arrendaram Diego Garcia e o contrato vencerá em 2016. Entretanto, o Arquipélago de Chagos é reivindicado pela ilha Maurício e pelas Seicheles.

Governo e Política

Como um território do Reino Unido, seu chefe de Estado é a Rainha Isabel II do Reino Unido (Elizabeth II), o chefe de Governo é o Comissário David Ross MacLennan e a Administradora Don Cairns, todos residentes no Reino Unido. O comissário e o administrador são designados pelo monarca.

Economia

Toda a atividade econômica se concentra na ilha Diego Garcia onde estão as instalações de defesa do Reino Unido e EUA. Aproximadamente 3000 habitantes nativos, conhecidos como o Chagosians ou Ilois ("ilhéus", em francês), foram evacuados para a ilha Maurício antes de construção dos complexos militares; em 1995, havia aproximadamente 1700 militares americanos e britânicos e 1500 civis vivendo na ilha.

Projetos de construção e outros serviços necessários para manter as instalações militares são feitos pelos soldados e empregados contratados do Reino Unido,Maurício, Filipinas, e EUA. Não há qualquer atividade industrial ou agrícola nas ilhas. Serviços de telefonia para o exército e necessidades públicas estão disponíveis , providenciando todo o serviço tradicional de telefone comercial inclusive conexão com Internet; o serviço internacional é feito através de satélite. O Território tem três estações de rádio, uma AM e duas FM, e uma estação de televisão.

Geografia e Comunicação

A maioria das ilhas não tem estrada; Diego Garcia tem uma pequena estrada pavimentada entre o porto e aeroporto; normalmente são utilizadas bicicletas para transportes. Diego Garcia é a única ilha a possuir um porto. O único aeroporto está na base militar em Diego Garcia, que tem numerosas pistas.
Related Posts with Thumbnails