Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Okinawa

Okinawa é a província mais ao sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu, numa cadeia de ilhas de 1000 quilômetros de comprimento, que se estende de sudoeste, de Kyushu até Taiwan, ainda que as ilhas mais a norte façam parte da província de Kagoshima.


A capital de Okinawa, Naha, está localizada na parte meridional da maior e mais povoada ilha do arquipélago: Okinawa Honto. As disputadas ilhas Senkaku são, em teoria, administradas como parte da província. Algo interessante é que Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu. Por isso Okinawa desenvolveu uma cultura própria, e parte de sua história significativamente diferenciada do resto do Japão.

História

Devido à sua posição estratégica - entre a Indonésia, Polinésia, China, Coréia e Japão - se tornou um entreposto comercial. Relatos antigos apontam comerciantes e representantes Okinawanos nas cortes imperiais da China e do Japão. Historicamente , Okinawa recebeu mais influências culturais da China do que do Japão.

Antes dividida em feudos, foi unificada por Sho Hashi, que tornou-se rei designando o castelo de Shuri como centro administrativo.

Invadida pelo clã feudal de Satsuma (atual Kagoshima) no século XVI, perdeu a independência e o porte de armas foi proibido entre seus cidadãos. Diz-se que o caratê, como arte marcial, nasceu nesta época, tendo Okinawa como seu berço.

Depois da Segunda Guerra Mundial e da Batalha de Okinawa em 1945, Okinawa permaneceu sob a administração dos Estados Unidos por 27 anos. Durante esse período, os Estados Unidos estabeleceram lá várias bases militares. Em 15 de maio de 1972, Okinawa foi devolvido ao Japão. No entanto, os Estados Unidos ainda mantém uma grande presença militar no arquipélago.


Cultura

Com sua língua e costumes próprios, os okinawanos ainda se consideram diferentes dos japoneses e alguns ainda nutrem um certo ressentimento em relação ao continente pela forma brutal as ilhas foram tratados como colônias e durante a Segunda Guerra Mundial. Okinawanos se chamam orgulhosamente uminchu (海 人) ou "gente do mar", no dialeto local e falar da maneira como as coisas são feitas no shima (岛) ou console (s), em contraste com as formas do continente, conhecido como Honto (本 岛) no padrão japonês, Yamato (ヤマト) no dialeto local, e às vezes como um pouco irrisório gíria local naichi (内地).

Cultura de Okinawa de exportação mais famosa é a arte marcial do karatê. Nos últimos anos a cultura de Okinawa se tornou bastante popular em todo o Japão, graças aos músicos populares e comidas locais. Música de Okinawa é muito atraente e original por causa da mistura de sons original de Okinawa e de rock, jazz e outros sons da E.U.A.. O instrumento distintivo de escolha é a sanshin (三 线), um de três cordas, banjo, como parente distante do continente do shamisen, cujas melodias pentatônicas são imediatamente reconhecíveis. A ilha tem produzido uma quantidade desproporcional de músicos, a mais famosa cantora pop Namie Amuro, e Shimauta guitarra elétrica-e-sanshin do The Boom ("Canção da Ilha") tem sido apelidado de hino nacional não-oficial de Okinawa.

No telhado ou na porta de quase todas as casas de Okinawa, o shīsa está onipresente, um com a boca aberta para pegar boa sorte, o outro com a boca fechada para manter a boa fortuna dentro.

Geografia

Próximo aos Trópicos, tem clima temperado onde cultiva-se cana de açúcar, banana, abacaxi, batata doce, etc.

O Trópico de Câncer corta o arquipélago de Okinawa, por isso é uma região de clima subtropical, onde as temperaturas alcançam uma miníma de 10°C e máximas que podem atingir os 40°C.

Suas praias são muito procuradas pelos japoneses de outras regiões devido à beleza, ao clima e aos diversos resorts existentes.

Arquitetura

Okinawa possui diversos remanescentes de um tipo único de castelo ou fortaleza chamado Gusuku. Acredita-se que tais construções precedem os castelos japoneses.

Ruínas de um GusukuEnquanto a maioria das casas no Japão é feita com madeira e permite a livre circulação do ar para combater a umidade, as típicas casas modernas de Okinawa são feitas de concreto com janelas vedadas, para proteger seus moradores dos tufões. Os telhados também são projetados para serem resistentes a fortes ventos, com telhas presas ao cimento e não simplesmente apoiadas nestes, como seria feito em qualquer outro lugar no Japão.

Muitos telhados também possuem uma estátua circular de um leão ou de um dragão, chamada shisa, que supostamente protege a casa do perigo. Os telhados são geralmente vermelhos, inspirados no estilo chinês.

Turismo

Na sua culinária, diferente de outras regiões japonesas onde o peixe é ingrediente quase exclusivo, utiliza-se também a carne de porco e em ocasiões especiais a tradicional sopa de cabrito, o “hidjá no shirú”.

As ilhas de Okinawa são conhecidas por “Havaí do Japão” devido às suas belas praias e pelo clima predominantemente quente.

O único aeroporto da região faz parte da base Naval Americana, instalada na região após a 2ª Guerra Mundial.
Related Posts with Thumbnails