Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Deserto de Gobi

O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto, em mongol.


O deserto mede 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área de 1.295.000 em km² mais ou menos o tamanho do estado do Amazonas. A média da temperatura anual é de -2,5 °C a +2,8 °C e os valores extremos chegaram a 38,0 °C e -43 °C em uma região, e 33,9 °C e -47 °C em outra. É o deserto arenoso mais setentrional de todos, e lar de alguns animais raros tais como o camelo-bactriano (de duas corcovas) e o raríssimo cavalo-de-przewalski.

Ventos que percorrem o deserto a uma velocidade de até 30 metros por segundo estão cobrindo a cidade de Pequim, na China.

O deserto de Gobi é conhecido no mundo da Paleontologia pela riqueza e qualidade das suas jazidas fósseis, onde foram descritas pela primeira vez muitas espécies de dinossauros. É considerado um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, com fósseis petrificados a céu aberto.

Em 1993, foram retirados fósseis de 67 dinossauros (incluindo um embrião fossilizado), lagartos e mamíferos. Em 2006, uma equipe do paleontologista Jack Horner encontrou 67 esqueletos de psitacossauro, além dos 30 coletados no ano anterior.


Related Posts with Thumbnails