Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

República da China - Taiwan

A República da China (RC), vulgarmente conhecida como Formosa, Taiwan ou Taiuã (em chinês: 臺灣 ou 台灣), é um Estado localizado na Ásia Oriental, que evoluiu de um estado de partido único com reconhecimento mundial e jurisdição plena sobre a China em um estado democrático, com reconhecimento internacional limitado e com competência sob a ilha de Taiwan e outras ilhas menores, apesar de usufruir de relações de facto com muitos outros Estados.
Antes de 1949 foi o governo reconhecido internacionalmente da China e como tal, foi um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas e um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, até ser substituído pela República Popular da China em 1971.

Fundada em 1912, a República da China abrangeu grande parte da China continental e da Mongólia. No final da Segunda Guerra Mundial, com a rendição do Japão, a República da China acrescentou o grupo ilhas de Taiwan e Penghu à sua jurisdição. Quando o Kuomintang (KMT), o Partido Nacionalista Chinês, perdeu a guerra civil para o Partido Comunista da China em 1949, o governo da RC foi transferido para Taipei, em Taiwan, e a estabeleceu como sua capital temporária (também chamada de "capital da guerra" por Chiang Kai-shek), enquanto que os comunistas fundaram a República Popular da China (RPC) na China continental. Taiwan, em conjunto com Penghu, Kinmen, Matsu e outras ilhas menores, em seguida, tornou-se a extensão da autoridade da República da China. Apesar de sua competência abranger apenas esta área, durante o início da Guerra Fria a RC foi reconhecida por muitos países ocidentais e pelas Nações Unidas como o único governo legítimo da China.

Constitucionalmente, a RC não renunciou a sua reivindicação como o governo legítimo de toda a China, embora na prática não possa prosseguir ativamente com estas reivindicações. Os partidos políticos da RC, muitas vezes têm visões radicalmente diferentes a respeito da soberania de Taiwan. Ambos os ex-presidentes Lee Teng-hui e Chen Shui-bian mantiveram a opinião de que é um país soberano e independente, separado da China continental e não há necessidade de uma declaração formal de independência. O presidente Ma Ying-jeou manifestou que considera que a RC é um país soberano e independente, que inclui a China continental e a ilha de Taiwan.

A RC é uma democracia com um sistema semi-presidencial e sufrágio universal. O presidente atua como Chefe de estado e o Yuan Legislativo serve como órgão legislativo. Um dos quatro tigres asiáticos, Taiwan é a 26ª maior economia do mundo. A indústria de tecnologia desempenha um papel-chave na economia global. A RC é classificada como elevada em termos de liberdade de imprensa, saúde, educação pública, liberdade econômica, entre outros indicadores.
Related Posts with Thumbnails