Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Tadjiquistão

O Tadjiquistão é um montanhoso país encravado da Ásia Central. O país faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Uzbequistão ao oeste, Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. O Tajiquistão também se encontra junto ao Paquistão, mas é separada pelo estreito Corredor de Wakhan.


A maioria da população do Tadjiquistão pertence ao grupo étnico tajique, que partilha sua cultura e história com o Afeganistão e falam o idioma persa (oficialmente denominado como idioma Tajique ou idioma Tajiquistanês. Uma vez parte do império Samânido, o Tajiquistão tonrou-se uma república constituinte da União Soviética durante o século XX, conhecida como a República Socialista Soviética Tadjique (RSS do Tadjique). 90% do território é coberto por montanhas.

Após sua independência, o Tadjiquistão sofreu uma devastadora guerra civil, que durou de 1992 a 1997. Desde o fim da guerra, a recém-criada estabilidade política e ajuda externa permitiu à economia do país crescer. O comércio de commodities, como o algodão e o fio de alumínio, contribuíram largamente para este aprimoramento constante. No Tadjiquistão, cerca de 20% da população vive com menos de US$ 1,25 por dia.

Tadjiquistão foi o país mais pobre da Ásia Central, na sequência de uma guerra civil em 1991. Com receitas estrangeiras precariamente dependente das exportações de algodão e de alumínio, a economia é altamente vulnerável a choques externos. No ano fiscal de 2000, a assistência internacional permaneceu uma fonte essencial de apoio a programas de reabilitação que reintegraram ex-combatentes da guerra civil na economia civil, contribuindo assim para manter a paz. Também foi necessária a ajuda internacional para enfrentar o segundo ano de grave seca que resultou em um déficit contínuo de produção de alimentos. A economia do Tadjiquistão cresceu substancialmente após a guerra. O PIB do Tadjiquistão expandiu para uma taxa média de 9,6% durante o período de 2000-2004, de acordo com os dados do Banco Mundial. Isso melhorou a posição do Tajiquistão, entre outros países da Ásia Central (ou seja Turcomenistão e Uzbequistão), que se têm degradado economicamente, desde então. Em março de 2007, 57% dos cidadãos vivem abaixo da linha da pobreza.

Cultura

A cultura do Tadjiquistão era originalmente partilhada com a do Uzbequistão, porém durante o regime comunista soviético, a produção cultural da região foi interrompida, impondo fronteiras artificiais e a noção de estado e nacionalidade - estranhas à região. Isto, porém, não foi inteiramente ruim, pois o Tadjiquistão era conhecido por seu teatro e por famosos novelistas durante a era soviética. Entre estes escritores havia indivíduos que lutaram para "purificar" a língua tadjique, aproximando-a mais da língua persa e eliminando empréstimos árabes.

A maioria dos habitantes do Tadjiquistão é muçulmana. O impacto do Islã cresceu nos últimos anos, e foi uma importante força durante a luta do Tadjiquistão contra o domínio soviético e durante a sua guerra civil. Historicamente, muito da cultura tadjique tem ligação com o passado persa, e escritores persas, cientistas e poetas, tais como Ibn Sina, Firdausi, Rudaki e Omar Khayyám são especialmente reverenciados.

As maiores denominações religiosas cristãs são a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Related Posts with Thumbnails