Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Tailândia

A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. A Tailândia é também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e seus habitantes ( cultura thai,língua thai, habitantes Thais,etc.)


A região norte do país apresenta um relevo bastante montanhoso, sendo o ponto mais alto o monte Doi Inthanon, com 2 576 m. Na porção noroeste há também uma área elevada denominada Khorat Plateau que é, a leste, contornada pelo rio Mekong, um dos maiores do mundo, drenando uma grande área do continente asiático. No entanto, devido ás suas variações em seu fluxo e por ser bastante encachoeirado,esse rio não é navegável. Outro rio importante é o Chao Phraya , com 370 km, que corta o país de norte a sul, atravessando, inclusive, a capital, Bangkok. Na região sul do país o relevo é mais baixo, sem muitas elevações.

A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. Seringueiras foram importadas do Brasil, da região Amazônica e plantadas no sudeste do país,há mais ou menos 100 anos atrás. Há cem anos atrás, as florestas serviam também de lar para milhares de elefantes que, infelizmente, devido à devastação e à caça, hoje a população de elefantes é de aproximadamente 5,000. Em 1989 o governo começou a construir parques naturais para proteger os elefantes e animais que se encontravam na mesma situação. No entanto, caçadores ainda continuam a matar tigres,leopardos e ursos negros asiáticos, todos ameaçados de extinção.


Demografia

A população da Tailândia é relativamente homogênea: 85% da população compartilha a mesma cultura e língua, thai, que é o idioma ensinado nas escolas e usado no governo.O inglês é a segunda língua mais falada. No entanto, existem também diversos grupos étnicos como Shan, Lue, e Phutai. A maioria da população já está localizada nas áreas urbanas do país, e quanto mais o país se industrializa, mais a população das cidades aumenta, principalmente em Bangkok.

A religião mais praticada é o budismo, com quase 100% da população adepta a ela. O povo Thai é muito espiritualizado e muito ligado as suas crenças e cultura local.

Por causa dos programas de "planejamento familiar", o crescimento populacional do país diminuiu de 3% em 1960 para 1% nos dias de hoje. A expectativa de vida também cresceu, graças aos esforços do governo, que investiu na saúde pública através de programas para prevenção de doenças.

Por isso, o número de pessoas com câncer diminuiu incrivelmente nos anos 90 de 150,000 para 25,000 anualmente. A cultura Thai é uma das mais ricas do mundo, conhecida pela peculiar arte de sua cozinha, muito apreciada.

Cultura

O Muay thai, ou boxe tailandês, é o desporto nacional na Tailândia e a sua arte marcial nativa. Na última década, atingiu popularidade mundial.

Uma norma social notável na Tailândia diz que tocar na cabeça de alguém pode ser considerado má educação. Também se considera má educação colocar um pé mais alto que a cabeça de outra pessoa, especialmente se essa pessoa pertence a um estrato social mais elevado.

A cozinha tailandesa é famosa pela mistura dos quatro sabores fundamentais:

doce (açúcar, frutos, pimentas doces)

apimentado (pimentos)

amargo (vinagre, sumo de lima, tamarindo)

salgado (molho de soja, molho de peixe)

A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como: pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, curcuma e chalota.
Related Posts with Thumbnails