Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Turcomenistão

O Turcomenistão é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate, o Turcomeno mais famoso mundialmente hoje é o treinador de futebol do clube Russo Rubin Kazan, Kurban Berdyev.


Localizado na Ásia central,o Turcomenistão é a mais meridional das repúblicas soviéticas. Seu relevo basicamente é composto de planícies, integrada no Deserto de Karakum (297.9000 Km²), que ocupa 80% do território.

As áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, sulcam as regiões de fronteiras, como Amu Dária, que separa o Turcomenistão e Uzbequistão, e o Murgab, que nasce no Afeganistão.

O clima é continental, com invernos muito frios e verões quentes. As chuvas são escassas, o que resulta numa vegetação desértica e de estepe.

Três quartos dos habitantes do país são turcomenos, um povo nômade de fala turca e religião muçulmana sunita(89%). As minorias e mais importantes são os uzbeques(9,2%) e russos (6,7%). Outros grupos são os cazaques (2%), tártaros, ucranianos, azerbaijanos e armênios.

As maiores densidades demográficas ocorrem na costa do Mar Cáspio, ao longo dos rios e dos oásis. O deserto é despovoado.
Related Posts with Thumbnails